Respirar pela boca faz roncar mais?

Saiba como a respiração nasal protege seu corpo e por que, quando a boca assume, o ronco aparece.

Respirar pela boca faz roncar mais?

Sabe quando você acorda com a boca seca e alguém comenta que você roncou a noite inteira? Pois é… muitas vezes o motivo está em respirar pela boca enquanto dorme

A respiração nasal é a forma natural respirar. Ela acontece de maneira silenciosa, eficiente e quase imperceptível. Assim, o nariz filtra, aquece e umidifica o ar antes que ele chegue aos pulmões. É um verdadeiro sistema de proteção dentro no corpo.

Já quando o ar entra direto pela boca, nada disso acontece. Resultado: o ar chega mais seco, frio e cheio de impurezas, o que pode causar irritação da garganta, aumento de ronco e até facilitar infecções respiratórias.

E por que acabamos respirando pela boca? 

A respiração pela boca acontece porque o ar não consegue passar bem pelo nariz por motivos como desvio de septo, aumento das conchas nasais, gripes, resfriados, sinusites e rinites. 

Assim, quando o nariz não cumpre sua função, a boca “assume" esse papel, mas temos mais ressecamento, mais vibração dos tecidos da garganta e, claro, mais ronco.

Por que roncamos mais quando respiramos pela boca?

Tecidos ressecados vibram muito mais quando o ar passa, e é essa vibração que gera o barulho do ronco. Além disso, dormir de boca aberta altera a posição da língua e da mandíbula, estreitando ainda mais a passagem de ar. Quem também dorme de barriga para cima sente o efeito da gravidade na garganta, o que aumenta a intensidade do ronco.

Nas crianças, a respiração oral pode causar alterações no desenvolvimento dos ossos da face, como céu da boca mais alto, dentes tortos e até queixo retraído. Já em adolescentes e adultos, o problema se reflete no sono fragmentado, despertares frequentes e no dia seguinte você fica mais sonolento, cansado, menos produtivos. Conclusão: piora da qualidade de vida.

No fim, respirar pelo nariz não é só uma questão de conforto, é saúde.